domingo, 13 de setembro de 2009

“A ação despertou o sentimento de pertencimento das crianças e jovens moradores do bairro e entorno”

Após quatro meses de aprendizagem sobre teorias e práticas fotográficas, 22 alunos, entre 8 e 18 anos, frequentadores das oficinas de artes do Espaço Crescer – Livre Criatividade, localizado no bairro Esmeralda, apresentam a exposição “O Esmeralda é Verde”. A mostra reúne 36 fotografias destacando suas paisagens, a partir da percepção e sensibilidade dos jovens moradores.
O Espaço Crescer – Livre Criatividade foi fundado em 1998, pela arte-educadora Suely Ferrari, e atende aproximadamente 430 pessoas, entre crianças, jovens e adultos dos bairros Chácaras Fernão Dias, Esmeralda e Tanque. A entidade oferece cursos de Educação Física, balê, artes plásticas, violino, informática, redação, tear e artes marciais, além de apoio escolar e refeições. As aulas são nos períodos da manhã e da tarde e as crianças e jovens precisam frequentar regularmente a escola.
O projeto fotográfico teve início em abril de 2009, sob orientação da jornalista e artista plástica Marta Alvim, educadora do pólo, com o objetivo de promover o desenvolvimento sociocultural, e, sobretudo, despertar o sentimento de pertencimento das crianças e jovens moradores do bairro e do entorno. Incentivando por meio da experiência e seus desdobramentos afetivos e críticos, a importância do local onde vivem.
No primeiro módulo os alunos tiveram contato com o equipamento analógico, do corpo da câmera, seu funcionamento e teoria básica. A partir deste aprendizado os jovens fotógrafos foram em busca das melhores imagens. As saídas fotográficas promoveram encontros criativos e inusitados.
Para Jessica Fernandes, 14 anos, o resultado foi ótimo: “nunca tinha imaginado que aqui tinha tanta coisa bonita. Acho que é porque eu nunca tinha parado para olhar, e a fotografia me despertou. Fomos capazes de fazer fotos incríveis”. E destaca: “agora eu fico observando tudo: desenhos das nuvens, a cor das montanhas, e também fico atenta a preservação do meio ambiente. Comecei a reparar e gostar do meu bairro”.
A exposição será aberta hoje, 29 de agosto, às 15h30, no Chá da Tarde, evento beneficente, juntamente com a apresentação dos alunos de violino do professor Ricardo Lessa e participação especial de Victor Rolfsen, voz, teclado e guitarra.
Agende: Rua São Vicente, 867, Jardim Paulista, Atibaia. Os convites podem ser adquiridos no local. A exposição fotográfica conta com o apoio da Contati Contábil, Foto Claudio e jornal O Atibaiense.

Nenhum comentário: