quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cadernos do Beiral

“Os Cadernos expressam ação estética e pedagógica, voltados para uma educação do sensível, na linha de João Francisco Duarte Jr, a quem o livro é dedicado”.
Em 30 de julho, às 20h, no Rancho Santa Paz, Euclides Sandoval lança o 1º volume do livro Cadernos do Beiral (diário em 18 cadernos, com mais de quatro mil páginas). Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Arte, Ensino e Produção, pela Pontifícia Universidade Católica (PUCCamp), Sandoval é membro da Association Internationale des Arts Plastiques - Maison de l' UNESCO, escritor, educador e fundador do Grupo de teatro Ipansotera.
“Os Cadernos, além de antídoto para a ansiedade, ajudam no desenvolvimento da autoconsciência. Enquanto a atividade escolar se dirige principalmente para o intelecto, a aquisição de conhecimentos e destrezas, os Cadernos articulam razão e intuição, sonho e realidade, humores do dia-a-dia – o que agrada e o que desagrada. Espécie de diário conceitual abrigam sem restrições a escrita manual, colagens de recortes, desenhos, fotos, rabiscos... Forma de sentir a si próprio, os seres e as coisas num todo significativo. Mesmo que se registrem fragmentos, vamos apurando um saber direto, mais sensível do que o sensorial da racionalidade programada do sistema em que vivemos." (Trecho de apresentação do livro Cadernos do Beiral, Câmara Clara, 2009).
A publicação é uma realização do Instituto Câmara Clara em projeto que contou com o patrocínio da Prefeitura de Atibaia - Secretaria de Cultura e Eventos, através da Lei de Incentivo a Projetos Artísticos, Orçamento Participativo.
O evento de lançamento será abrilhantado pelo Grupo Pedra 90.

Nenhum comentário: