quinta-feira, 16 de julho de 2009

Espetáculo OCO promove reflexão sobre a existência humana



Na sexta-feira, no Centro de Convenções Victor Brecheret, inserido na programação do Festival de Inverno, o grupo de dança Minik Mondó, com direção de Maria Mommensohn apresentou o espetáculo OCO – uma representação contemporânea sobre a linha existencial humana.
O espetáculo – ponto de convergência das artes visuais, teatro e musica - desenvolveu-se entre cenários e instalações estimulando os sentidos do fruidor. Estranhamento e provocações do sensível promoveram uma tempestade cerebral.
No palco sob uma grande teia, seres rastejantes indicaram o nascimento do homem, e como tal, o início do caos.
A seguir, o público foi conduzido ao saguão pelos bailarinos/atores que se deparou com instigantes elementos conceituais: um vídeo projetando uma mulher em movimento; instalações claustrofóbicas, nas quais, luzes e sombras enclausuravam seres angustiados; cantos femininos de lamento, sob vestes negras e discursos apocalípticos.
Cada elemento pontuou o desastre das relações humanas por meio de metáforas: a destruição do meio ambiente (plástico), a crise da afetividade (sob nossas cabeças havia uma boneca inflável), Um verdadeiro chamamento à retomada da consciência por meio da obra de arte, que, aliás, acredito ser a única ação que nos livra dos condicionantes cotidianos, ou pelo menos tenta!

Nenhum comentário: