domingo, 4 de abril de 2010

Presenças ilustres na abertura do projeto Marginália



O projeto Marginália, que acontece de 8 a 29 de abril, no Teatro SESC Campinas apresenta um recorte sobre as manifestações da cultura marginal, que teve seu período de maior visibilidade nos anos 1960/70, e suas reverberações até os dias atuais. A marginália será apresentada, discutida e revista em mesas de diálogos, shows, espetáculos, performances e oficinas. Na programação a presença de personalidades como Tom Zé, Jorge Mautner, Paulo Bruscky, Arrigo Barnabé, Celso Favaretto, Chacal, André Garolli, Helena Ignez, entre outros.
Na abertura, no dia 8, às 20h, o professor e diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, fará uma abordagem histórica dos anos 60/70, contextualizando a ação da instituição neste período. Junto dele, estará o artista e crítico de arte Fernando Cocchiarale, comentando sobre a arte da época marginal e seus possíveis caminhos. Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail protocolo@campinas.sescsp.org.br.
O professor Danilo Santos de Miranda é Diretor do Departamento Regional do SESC SP desde 1984, formado em Filosofia e Ciências Sociais, conselheiro do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, do MASP – Museu de Arte de São Paulo – e do Art for the World/Suíça, além de participar da diretoria do International Institute for Cultural Enterprise de Nova Iorque.
Fernando Cocchiarale é o artista plástico pioneiro na utilização do vídeo como forma de expressão. É também crítico de arte e professor do Departamento de Filosofia da PUC-RJ e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, além de Curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Além disso, haverá, na mesma noite, às 21h30, a apresentação da performance Zona de conforto/ Zona de confronto, pelo artista plástico paulista Shima, que se utiliza de uma fita de isolamento zebrada num espaço público para revelar a dicotomia existente entre o conforto da proteção e o confronto de suas ações no meio urbano. Informações: www.sescsp.org.br e ou (19) 3737-1500

Nenhum comentário: