sexta-feira, 4 de março de 2011

Vitor Carvalho revela os “Anônimos” do livro AR




No último sábado, dia 26 de fevereiro, o Centro de Convenções Victor Brecheret ficou pequeno para receber tantos amigos do artista Vitor Carvalho, que foram levar um abraço e é claro, garantir o belíssimo exemplar do livro “Anônimos Revelados”. A expectativa pela obra autografada não desapontou os que ficaram na grande fila que se formou. A recompensa veio em cada página folheada, na beleza das imagens à diagramação da obra.
“Anônimos Revelados” nos conduz a uma viagem no tempo, uma revisitação de alguns personagens que povoam não só o imaginário do artista, mas de muitos atibaienses, que como ele também compartilham dessas memórias visuais, agora documentadas. Em cada retrato Vitor tratou a imagem com uma “pincelada” diferente: “uma representação pessoal subjetiva usando recursos pictóricos que transcendem o real", definiu André Carneiro.
O livro, com 50 páginas, é resultado da pesquisa fotográfica iniciada em 1992, na qual estão retratados personagens populares que povoaram o imaginário do artista durante os últimos 20 anos. Este trabalho documental/artístico, ganhador do XI Prêmio Funarte de Fotografia “Marc Ferrez”, um dos mais importantes do País, buscou trilhar um caminho da fotografia que invade e extrapola o tempo, propõe contextos, destaca a figura humana como uma representação de sentimentos e histórias, que podem ser de habitantes de qualquer parte do mundo.
A publicação da pesquisa é uma realização da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e Ministério da Cultura e contou com apoio cultural da Usina Visual. Os interessados em adquirir o livro podem trocá-lo por uma lata de leite em pó, na Secretaria de Cultura e Eventos (Fórum Cidadania). Av. Nove de Julho, 185 - centro – Atibaia.

Nenhum comentário: