quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Descobrindo a Serra do Lopo



No coração da Mantiqueira, do tupi-guarani “Lugar onde nascem às águas” está a Serra do Lopo, de Lupus, (Lobo em latim).
A Serra do Lopo localizada no município de Extrema faz divisa com Joanópolis, local de onde avistamos o Gigante Adormecido ponto de partida para a aventura. É para lá que vamos.
Acompanhada da equipe Armazém da Trilha, que pratica o turismo ecológico e de contemplação partimos para aventura em meio a Mata Atlântica.
Parte do trajeto de Joanópolis até o inicio da trilha, a aproximadamente 900m de altitude é feito por carro. Durante o percurso o guia nos conta um pouco sobre a história da região e nos dá algumas orientações sobre preservação ambiental, (algumas pessoas ainda insistem em levar uma mudinha de orquídea para casa).
Revisão no equipamento, GPS ligado, muita adrenalina e em minutos estamos em meio à mata fechada.
A aventura é integralmente sensorial: aromas, oscilações de temperatura, os cantos dos pássaros, muitos nativos da Mata Atlântica, e as cores dos liquens, das orquídeas e bromélias, despertam os saberes do corpo.
Cerca de 20 minutos de caminhada, entre trechos de maior e menor dificuldade, clareiras se abrem e descortinam-se cenários incríveis. Estamos acima de um “mar de morros” nos matizes azuis e verdes que se perdem no horizonte.
Mais adiante, a 1680m de altitude, chega-se a Pedra das Flores, que se assemelha a nossa Pedra Grande, mas com vegetação intacta, repleta de jardins de lírios (Amarílis). O local é parada obrigatória para repor energias e é claro contemplar a paisagem.
De lá, seguindo a trilha surge o topo da serra, a Pedra do Cume (1780m), desafio para os trilheiros, mas emoção garantida: uma visão panorâmica de 360º, de onde podem ser observadas sete cidades.
A volta é acompanhada de uma agradável sensação de superação de limites e espírito leve.
Após um dia de descobertas a “saideira” fica por conta de um delicioso almoço em Piracaia, uma parada obrigatória no Restaurante Breda. Peça Truta ao molho branco com alcaparras e brócolis.
Para maiores informações sobre este passeio entrar em contato com Juliano Migliorini, pelos telefones: 4539 9022 ou 9795 1959 ou por txaiturismo@hotmail.com

Um comentário:

Rosana disse...

Marta, obrigada pela deliciosa descrição do que foi o passeio.
Realmente, uma variedade de sensações, sons e aromas.
Nós, da equipe do Armazém de Trilhas agradecemos sua companhia e a convidamos para a próxima.