quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Mudança de Paradigma

MUDANÇA DE PARADIGMA

Marta Alvim

O amadorismo e política da ausência que por anos impediu a cultura como direito de cidadania vem sendo substituído por políticas públicas culturais. Embora recente, e ainda em fase de processamento de transformações, esta mudança de paradigma que vivenciamos atualmente em Atibaia pontua como direito básico as manifestações artísticas e culturais. Fato que beneficia tanto o cidadão no direito de se desenvolver culturalmente, quanto aos artistas e produtores culturais, na visibilidade e valorização de seus produtos.
Outra questão extremamente relevante foi a renovação dos espaços e aquisição de bens patrimoniais culturais, vale destacar que, há alguns anos, a Casa da Cultura Jandira Massoni era o único local público destinado às apresentações de teatro, literatura, música, exposições de artes visuais, porém, pela limitação do espaço ocorria inevitavelmente a desvalorização da produção.
Atualmente estruturas físicas como Centro de Convenções Victor Brecheret, atendem parcialmente a demanda destas produções e propicia melhores condições de fruição. O Cine Itá é outro espaço que se reformado irá se transformar numa excelente opção. Com o crescimento do segmento já podemos vislumbrar novas necessidades.
No decorrer destas mudanças houve simultaneamente a necessidade de organização e profissionalização dos grupos e indivíduos produtores, fato que eliminou definitivamente o ranço paternalista. Os movimentos artísticos para terem legitimidade devem ser organizados e desenvolvidos de forma independente.
Por outro lado cabe ao governo, através da Secretaria de Cultura e Eventos manter programas de fomento cultural no sentido de viabilizar a participação destes produtores contemplando projetos por meio de editais regulares e calendário de eventos. A profissionalização do segmento visa assegurar meios para captação de recursos.
A “Operação Fênix” no cenário cultural de Atibaia pode ser observada pela criação da Orquestra Sinfônica Jovem de Atibaia, no programa Música e Cidadania, Festival de Cinema, Orquestra de Viola Caipira, Museu da Gravura, Pinacoteca, Orçamento Participativo, Oficinas Comunitárias, entre outras.
Nesta mesma direção caminham os institutos e associações não-governamentais culturais que muito tem contribuído para a fortalecer a vocação e identidade de Atibaia.

Nenhum comentário: