domingo, 14 de março de 2010

Márcia Santtos abriu mostra de gravuras no Museu Olho Latino



A mostra “O Homem na Obra de Márcia Santtos” está aberta à visitação no Museu Olho Latino, mezanino do Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret. Composta por 23 obras selecionadas com o objetivo de mostrar uma síntese da produção em gravura da artista, iniciada há mais de 20 anos, o publico poderá apreciar especialmente as séries: “Tempo”, premiada no Salão de Praia Grande, SP, em 1993; “Brincadeira”, que nesse mesmo ano obteve Menção Honrosa no Salão de Arte Jovem de Santos e “Auto-retrato quando criança”, premiada no V Salão de Suzano,SP, em 2009.
Estão presentes também gravuras de diferentes técnicas, como a ponta seca, água forte, água tinta, além da pesquisa mais recente da artista sobre matrizes de policarbonato.
Para Márcia Santtos, o homem é a imagem essencial em sua produção e conclui: “a figura humana me ensinou muito sobre gravura nesses 23 anos. Cada traço, o jogo de claro e escuro, a escolha das texturas, enfim as composições são resultadas de reflexões sobre a história de cada um e ao mesmo tempo de todos nós”.
A artista reside em Santos e é professora da Universidade Santa Cecília - Unisanta - nas disciplinas de Desenho e Gravura da Faculdade de Artes Visuais e coordenadora do Grupo de Gravura “Mariana Quito”. Possui Mestrado em Artes Visuais pela UNESP. Recebeu premiações no Brasil e no exterior. Em sua trajetória artística destacam-se importantes mostras individuais e coletivas no Brasil e em diversos países.
Para Oscar D’Ambrosio , jornalista e crítico da Associação Internacional de Críticos de Arte, “a produção da artista apresenta uma poética da figura humana marcada pela sensibilidade e pela economia de recursos, na qual a imagem resultante do trabalho é carregada de humanidade”.
Paulo Cheida Sans, diretor do Museu Olho Latino, e curador da mostra destacou a grande oportunidade para o público poder apreciar a produção artística de uma gravadora que tem estilo próprio e um modo particular de mostrar o nosso mundo, valorizando o afeto, o sorriso, a juventude e a alegria de viver.
Agende: O Homem na Obra de Márcia Santtos, Museu Olho Latino, Centro de Convenções Victor Brecheret, até 9 de abril. Informações: (11) 4412 7776.

Nenhum comentário: